Colaborador da primeira disciplina de graduação voltada para o empreendedorismo na ESALQ, trago para essa iniciativa quatro experiências prévias que transformaram ideias em empreendimentos bem sucedidos:
ForLiDAR
A ForLiDAR foi criada em Agosto de 2017 com sede em Piracicaba – SP, tendo Thiago do Conto, Eimi Arikawa e Thais Abib como sócios administradores. Uma das pioneiras no mercado florestal brasileiro de serviços de processamento de dados gerados por escaneadores LiDAR, a startup vem se consolidando e estabelecendo os fundamentos que vêm modernizando a mensuração e o monitoramento florestal no Brasil.
Com constituição acionária alterada em Fevereiro de 2020, a empresa passa a ter Silvana Nobre e Tiago do Conto como sócios-administradores. O modelo de negócios permanece focado no potencial que se abre com a disseminação do uso florestal das novas tecnologias LiDAR.
Essas tecnologias vêm chamando a atenção tanto dentro como fora do Brasil, pois trazem mais precisão, maior segurança e melhor ergonomia para as operações de campo. Veja esta matéria divulgada no Jornal da Band, edição de 01/06/2019.
Treevia
Uma rápida parceria de duas ideias, voltadas para a modernização da mensuração e do monitoramento florestal, deu origem em dezembro de 2015 à primeira composição societária da Treevia. De fato, poucos meses antes levamos a nossa proposta de juntar a internet das coisas (IoT) com técnicas de escaneamento a laser (LiDAR) para o desafio 2015 de Empreendedorismo Universitário do Santander.
A disputa envolveu milhares de propostas e conquistamos o prêmio máximo com outras quatro propostas. Esse prêmio nos deu ânimo e motivação para seguirmos adiante. Revisadas as estratégias, a Treevia se concentrou no desenvolvimento de soluções IoT para a área florestal e com a composição societária foi reformulada em Outubro de 2016.
Consolidada e bem sucedida, a Treevia se encontra hoje reconhecida como uma das referência em soluções digitais para monitoramento florestal. Com a dissolução da sociedade, levamos a proposta florestal de uso de tecnologias LiDAR para a ForLiDAR, uma startup com sede na AgTech Garage, o maior polo de inovação agrícola do Brasil.
Atrium
A Atrium Assessoria Florestal Ltda foi criada em 2006 e manteve, no inicio, uma certa relação exclusiva com a Savcor, enquanto se concluía o processo de incorporação da Athena (leia próxima seção).
Concluída a incorporação, a Atrium se manteve no mercado de consultoria florestal, assessorando diferentes projetos que em comum têm sempre a gestão e a economia de recursos florestais como temas principais. Juntamente com dois sócios administradores, Silvana Nobre e Mauro Assis, oferecemos serviços especializados de consultoria e análises na área florestal.
Athena
A Athena Recursos Naturais foi criada em 1999 com sede em Belo Horizonte – MG. Teve Silvana Nobre, Mauro Assis e Eduardo Romero como primeiros sócios administradores, e estabeleceu-se como a primeira empresa brasileira especializada no desenvolvimento de sistemas de apoio à gestão florestal.
Bem sucedida, os seus serviços se apoiavam em uma arquitetura de bases de dados que até hoje ainda fundamentam grandes sistemas corporativos de empresas brasileiras e estrangeiras.
A Athena foi incorporada pela Savcor em 2006, quando no quadro de sócios-administradores ainda permaneciam Silvana Nobre e Mauro Assis. Como subsidiária brasileira da finlandesa Savcor, a nova empresa se manteve na área de desenvolvimento e manutenção de sistemas de apoio à gestão florestal. Os negócios da Savcor no Brasil tiveram nova mudança em 2017, quando a Trimble comprou o braço florestal da Savcor Oy.